ESCRITÓRIO

Rafael Leão, Conforto Visual Projetos de Iluminação

Nosso método de trabalho sempre nos conduz à análise aprofundada do conceito e da tipologia arquitetônica antes de propormos efeitos ou soluções de iluminação para quaisquer tipos de espaços. A contribuição da iluminação natural é sempre observada e considerada nos projetos que desenvolvemos, garantindo a harmonia
entre os efeitos e evitando, assim, distúrbio excessivo no ciclo circadiano (relógio biológico).

Ao estudar este ambiente, observou-se que a parede em frente à entrada é uma grande superfície envidraçada, com vista para o jardim. Desse modo, haverá luz natural em abundância para promover o uso deste escritório durante o dia, desobrigando o projeto de iluminação de promover níveis de luminosidade e de uniformidade altos ao longo do horário comercial.

Foi sugerido à arquitetura que tanto o forro quanto a parede contrária à superfície envidraçada tivessem o mesmo tipo de revestimento para fortalecer impressão de continuidade dada pela parede de vidro (na imagem noturna protegida por uma cortina).

Compondo com a iluminação natural disponível, o nosso projeto propôs uma iluminação mais pontual sobre a mesa de trabalho e o estar, complementando a luz natural quando ela não for mais suficiente para promover o desempenho de tarefas sozinha, como ao final da tarde ou à noite. Isso resolveu a luz funcional deste espaço.

A iluminação ambiente utiliza um efeito de luz rasante ao longo da cortina que reveste a parede envidraçada, usando luminárias instaladas no nicho do cortineiro. A solução promove a impressão de luminosidade necessária ao espaço e garante bom conforto visual, já que as fontes ficam em local incapaz de criar
ofuscamento aos ocupantes. Este efeito, chamado de wall grazing, dá ao espaço a impressão de grande amplitude visual e destaca também a ondulação da cortina, promovendo impressão de movimento.

Os encontros da madeira ripada com as paredes ao final de cada perspectiva foram iluminados com uma luz suave. Este efeito sutil evita que os finais de perspectiva fiquem escuros, além de descolar o revestimento de madeira das paredes, fortalecendo seu desenho e deixando-o mais leve.

O resultado deste projeto apresenta uma atmosfera acolhedora, com iluminação de 2700K e com luminosidade suficiente para promover o uso da mesa de trabalho e do estar no período noturno, promovendo uma relação harmônica entre necessidade de luz e o nosso ciclo natural de funcionamento (relógio biológico).

Ficha Técnica

Luminotécnico:

Rafael Leão
Conforto Visual Projetos de Iluminação

Contato

São Paulo, SP, Brazil | New York, USA
11 3088-4697
mail@rafaelleao.com
@rafael.leao.lighting