Recepção

Composto por uma área aberta ampla com estruturas de pilotis, pedras portuguesas no piso e cobertura em concreto, o lounge de recepção da Mostra Interlight 2021 – com projeto arquitetônico assinado pelo Studiomk27, de Marcio Kogan – serve também como mirante ao convidar os visitantes a admirar a topografia local e a vegetação exterior.

Assim, o projeto de interiores, desenvolvido por Anastassiadis, buscou reforçar o caráter contemplativo do ambiente e valorizar a arquitetura original ao propor um diálogo com a paisagem externa. Materiais naturais, como a madeira e a malaca, são os principais elementos que compõem o décor ao lado de tecidos também naturais, predominantemente em tons de verde.

Sofás curvos e tapetes em formatos orgânicos, especialmente desenhados pelo escritório formam espaços circulares descontraídos e acolhedores. Muitos dos móveis fazem parte da coleção de Patricia Anastassiadis para Artefacto, incluindo lançamentos da Edition 2021, como o balanço Seed e a poltrona nuvola, peças estruturalmente leves capazes de transitar entre áreas internas e externas.

Reforçar a atmosfera de aconchego proposta pela arquitetura de interiores foi a premissa também do projeto luminotécnico, assinado pela Mingrone Iluminação. Para criar um clima intimista e acolhedor, apostou-se principalmente em recursos de iluminação indireta. As luminárias da Interlight, com desenho bastante minimalista, foram usadas de baixo para cima, valorizando a vegetação e o paisagismo e destacando as texturas das folhagens por meio de sombras esculturais no teto.

Patricia Anastassiadis

O espaço está mergulhado na natureza, com isso não poderíamos deixar de ver o espaço que durante o dia apresenta uma atmosfera e à noite outra. O espaço é muito grande e a penetração lateral da luz se faz em profundidade reduzida. Criamos alguns elementos do tipo pequenas abóboras como pequenos domus falsos, como reentrâncias no concreto, onde essa luz sofre uma mutabilidade ao longo do dia conforme seja a tonalidade da cor da luz presente no meio exterior, através do tunnable white. Durante o dia, duas são os protagonistas da iluminação, um esses elementos para criar uma pequena reentrância em relação ao plano do forro, somado pela iluminação que se completa por luminárias de pé integrando cada núcleo de lounge, somado a alguns pontos de destaque se fazem presente, e o equipamento no teto despercebido visto a dimensão miniaturizada do produto.

À noite, pelo contrário, a luz toma tonalidade quente, que é a luz do final do dia, e os domus desaparecem, e a luz embutida no piso vira a protagonista, gerando de forma indireta a iluminância necessária para circulação e estar. A iluminação de destaque usa pontos notáveis para os pontos de apoios e mesas, também os sofás e aparadores, se destacando mais que o período diurno, tornando a presença marcante dessa luz.

Na mesa de recepção projetamos com liberdade de tamanhos luminárias de sobrepor como se fossem estalactites. Basicamente esse conjunto se desenvolve dentro dessas duas tônicas: o cenário do dia e o transcorrer do dia com essa mutação. Com isso, os grandes elementos iluminantes dão a protagonização com o máximo minimalista que se pode conquistar, neste grande espaço porque ele é realmente grandioso.

Ântonio Carlos Mingrone – Mingrone Iluminação

FICHA TÉCNICA

Arquitetura e Decoração

Patricia Anastassiadis

Rua Ceará, 436 – Higienópolis – São Paulo – SP
+ 55 11 2182 7400  |  + 55 11 3306 7400

contato@anastassiadis.com.br
https://anastassiadis.com.br/

Projeto Luminotécnico

Ântonio Carlos Mingrone

Mingrone Iluminação

Av. Jamaris, 441 – 10° Andar  – São Paulo – SP
projeto@mingroneiluminacao.com.br
https://mingroneiluminacao.com.br/

CONHEÇA OS PROJETOS


RECEPÇÃO


BAR


VARANDA E PSICINA


Jardins


Piscina natural com Prainha


Recepção Spa


Spa


Suíte Berawa


Suíte Nelayan


Suíte Echo


Suíte Pererenan


Suíte Seseh


Solarium


Restaurante